Raramente uma pesquisa de clima revela o verdadeiro clima de uma organização
- Eduardo Cupaiolo

- 14 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Penso que devemos primeiro pensar profunda e seriamente e só então responder: por que precisamos de uma pesquisa de clima?
E se a resposta for “porque precisamos saber o clima da organização”, devíamos continuar a nos questionar e então nos fazer a segunda pergunta: e por que não sabemos qual o clima da nossa organização?
Ou seja, como é possível conviver pelo menos 9 horas diárias 5 dias por semana, por meses e meses e ainda não sabermos o que nossos colegas pensam a respeito de temas tão relevantes para eles e para nossa organização?
Não acha que tem alguma coisa estranha, aí?
Será que não estamos tratando a questão errada?
Não deveríamos estar mais atentos e genuinamente interessados no que eles pensam e até nos dizem ou tentam dizer todos os dias, em vez de construirmos processos e sistemas e dedicarmos um tantão de tempo e esforços para saber o que podíamos saber se ao menos ouvíssemos, perguntássemos, e... prestássemos mais atenção nas respostas e, então, agíssemos mais de acordo com essas observações?
Como é possível não notarmos que ao não fazer isto vamos reforçando um distanciamento que não precisaria existir, e com ele as dúvidas sobre nossas reais intenções e a sinceridade das nossas declarações?
Não será exatamente por isto que, assim inseguros, os respondentes raramente serão tão sinceros quanto gostariam e gostaríamos (ou será que não?), mesmo que a gente jure de pé junto, que o sistema é totalmente seguro e que o completo anonimato será garantido?
Não sou contra o uso de ferramentas e acredito que elas podem nos ajudar de inúmeras maneiras, mas nunca em substituição ou para reparar a nossa falha em estabelecer relacionamentos próximos, íntegros, e, por isto, saudáveis com todos os nossos colegas.
Ah, sim, a propósito, reforçando a importância de perguntar e ouvir, dá uma olhadinha, deixei um bom número de perguntas para você aqui no texto e se quiser responder alguma delas ou todas elas estou ansioso para ouvir suas respostas. E também seus comentários.
Se também quiser discutir como desenvolver a cultura da sua organização onde gestores e colaboradores não precisem de pesquisa para sentarem e conversarem - de forma transparente e colaborativa - para encontrarem as melhores soluções e produzir resultados acima dos atuais, me chame para um café, virtual ou onde achar mais apropriado. Terei prazer em compartilhar como isso é possível e como posso te ajudar a conseguir esse ambiente de alta performance - e muito mais saudável - em sua organização.
Gostou? Obrigado. Por favor, deixe seu like, assine, comente, compartilhe.
Sou Eduardo Cupaiolo penso e repenso o lado humano nas organizações. Quem saber mais sobre cultura organizacional e como lidar com seus desafios, conheça A Jornada do Líder.



Comentários