top of page

Um líder se destaca mais pelas perguntas que faz do que pelas respostas que dá.

  • Foto do escritor: Eduardo Cupaiolo
    Eduardo Cupaiolo
  • 25 de jan. de 2023
  • 1 min de leitura

ree

É absolutamente verdadeira a estória do participante de um programa de treinamento que reclamou que a instrutora não sabia do assunto por que ficava fazendo perguntas para os participantes.


Que tolice. Mal sabia ele que fazer perguntas é uma das mais excelentes formas de ensinar e de exercitarmos nossa liderança, a medida em que desperta no outro a oportunidade, a curiosidade e o esforço para descobrir uma resposta.


Não podemos incentivar a preguiça mental, a falta de disposição, a falta de iniciativa e nem mesmo a coragem de tentar – e eventualmente errar, de cada membro de nossa equipe.


Se damos a eles prontas todas as respostas eles se tornarão eternos dependentes de nós.


Quando fazemos perguntas, trazemos o outro para dentro da esfera de análise e decisão, assim ele se torna protagonista na cena em vez de um mero coadjuvante nosso.

Seu grande desafio como líder é arriscar perder a imagem de sabe-tudo, de oráculo, como aconteceu com aquela instrutora, mas essa é uma decisão muito comum a todo verdadeiro líder: ou focamos no que é o melhor para nossa equipe ou apenas para nós mesmos.

Ficou claro?


Gostou? Obrigado. Por favor, deixe seu like, assine, comente, compartilhe.


Sou Eduardo Cupaiolo penso e repenso o lado humano nas organizações se quiser repensar sua vida e carreira ou os rumos de sua equipe, negócio ou organização, terei prazer em ajudar.

Comentários


bottom of page