Liderança não está na cara, está no coração.
- Eduardo Cupaiolo

- 17 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mar. de 2023

Momento triste aquele, Juvenal, um dos líderes da igreja, faleceu subitamente. Apesar da noite chuvosa, a congregação compareceu em peso ao velório. Todos pesarosos e já saudosos do querido Juvenal.
- Que homem honrado, nunca o vi pronunciar se não palavras de edificação - lamentou-se um dos presentes ao se aproximar do corpo.
- Sujeito exemplar, honestíssimo - lembrou Laércio, o tesoureiro da igreja.
- Sempre pontual, nunca se atrasou nem um minutinho - choramingou dona Marlene, a regente do coral.
- Grande líder. Fará falta a nossa comunidade – disse Gumercindo, o prefeito da cidade.
Parecendo alarmada com tudo aquilo, Maria Lúcia, a viúva, chamou Luís Cláudio, o filho do meio, e em tom preocupado cochichou em seu ouvido:
- Querido, faz um favor para a mamãe. Vá ver se quem está no caixão é seu pai mesmo.
Fazer de conta, fazer que faz, fazer que sente, fazer pensar e sentir que estão mesmo fazendo a coisa, é exatamente o maravilhoso ofício dos atores.
Na realidade, não são nem super heróis, nem bandidos nem mocinhos, não estão apaixonados, nem tristes nem alegres, não podem voar, nem subir paredes como aranhas, mas ao vê-los atuando nos convencemos pelo que vemos.
Mas todos eles vão depois para seus camarins. Desvestem as personas, as máscaras e os figurinos das suas personagens, e agora com suas próprias identidades - nada secretas - voltam para os seus verdadeiros papéis nas estórias das suas próprias vidas.
- E é lá, fora do palco, longe das câmeras e dos holofotes, que são eles mesmos e agem como realmente são.
Da mesma forma, nossa liderança também não está relacionada (apenas) com o que apresentamos publicamente, mas, especialmente, com quem somos na realidade.Em nosso íntimo, em nossa intimidade.
Nem super homens nem mulheres maravilhas, é diante do espelho, na conversa nem sempre relaxante com nossos travesseiros e nas relações mais próximas que nossos reais atributos de líderes são colocados em cheque.
Gostou? Obrigado. Por favor, deixe seu like, assine, comente, compartilhe.
Sou Eduardo Cupaiolo penso e repenso o lado humano nas organizações. Quem saber mais sobre cultura organizacional e como lidar com seus desafios, conheça A Jornada do Líder.



Ótima reflexão!