Gerenciar projetos exige metodologia. Liderar projetos exige sabedoria.
- Eduardo Cupaiolo

- 25 de jan. de 2023
- 1 min de leitura

Imagine como é difícil obter sucesso realizando uma série de atividades complexas, de longa duração, com grupos de pessoas de diferentes backgrounds, conhecimentos e habilidades, e, para “ajudar”, com prazos, recursos e budget raramente adequados para que tudo chegue a um final, se não feliz, pelo menos aceitável.
Sim, é esse um quadro comum quando modernamente falamos de gerenciamento de projetos, mas são desafios que a humanidade enfrenta desde que decidimos realizar algo maior do que nossas atividades mais básicas de sobrevivência, como a mais rudimentar construção de uma estrada, passando pela construção de pirâmides, o projeto Apolo e agora todos os projetos que fazem parte quase indissolúvel de nossa vida pessoal e empresarial.
Felizmente criamos e aplicamos metodologias, organizamos séries de atividades para deixar tudo menos difícil e termos mais chances de sucesso.
Todavia, não podemos esquecer que um projeto, por mais resultado material possa trazer, uma usina hidroelétrica pronta para operar, ou um astronauta na Lua, há um imenso componente social na sua condução, afinal projetos são - ou estou muito enganado - feitos por pessoas e para pessoas.
Um bom gerente de projetos precisa, portanto, ir além da mecânica de seguir checklists e cronogramas e ter olhar e destreza para lidar com cada uma dessas pessoas, de dentro (equipe) e de fora (demais stakeholders) ou dificilmente terá o sucesso esperado.
Gostou? Obrigado. Por favor, deixe seu like, assine, comente, compartilhe.
Sou Eduardo Cupaiolo penso e repenso o lado humano nas organizações se quiser repensar sua vida e carreira ou os rumos de sua equipe, negócio ou organização, terei prazer em ajudar.



Comentários