top of page

A cultura devora a estratégia no café da manhã - Peter Drucker

  • Foto do escritor: Eduardo Cupaiolo
    Eduardo Cupaiolo
  • 16 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de mar. de 2023

Ou como no original: Culture eats strategy for breakfast.



Antes de comentar a frase preciso necessariamente destacar seu autor, meu role model como professor, escritor e ser humano: Peter F. Drucker, reconhecido como o Pai da Administração moderna.


Autor de quase 40 livros, dezenas de ensaios e quem melhor entendeu e ainda hoje explica as relações do humano nas organizações e na sociedade. Falecido em 2005 mas imortal para todos que, como eu, o admiram e continuam se nutrindo de seu conhecimento e ensino.


Aqui, como de costume, Drucker, esclarece o muito complexo de forma muito simples, sem, entretanto, eliminar, nem sequer reduzir, a complexidade do tema.


Ainda passamos horas, dias, semanas, meses em salas de reuniões bolando estratégias maravilhosas de como faremos isto e aquilo e não raro, nos esquecemos que é do outro lado da porta que ficam aqueles que irão – ou não irão – transformar nossas intenções em ações.


E nessa hora, em todas as horas, parecemos não perceber (na verdade nem percebemos mesmo) que existe uma poderosa força invisível capaz de imobilizar qualquer iniciativa mais rápido que o tempo que você levou para ler essa linha:


A cultura da organização, algo que na sua melhor explicação, é aquilo que fazemos todos os dias.


E, se aquilo que fazemos todos os dias não nutre da forma devida os relacionamentos e as condições de trabalho de cada um dos envolvidos do lado de fora da sala, nada os fará por em prática e suportar o que imaginamos dentro dela.


Estratégia é intenção. É desejo. Algo para se realizar no futuro. Cultura é fato. Algo construído através do tempo. Real. Concreta.


Papel e powerpoint aceitam tudo. Já a cultura... essa tem um paladar bem mais refinado.



Gostou? Obrigado. Por favor, deixe seu like, assine, comente, compartilhe.


Sou Eduardo Cupaiolo penso e repenso o lado humano nas organizações. Quem saber mais sobre cultura organizacional e como lidar com seus desafios, conheça A Jornada do Líder.


Commentaires


bottom of page